Têndencias em Saúde Mental em Crianças e Adolescentes
Este artigo publicado no New England e conduzido nos Estados Unidos fala sobre o uso de serviços de saúde mental por crianças e adolescentes. O artigo destaca que os pacientes que procuram os serviços de saúde mental possuem perfis bastante variáveis, e entre eles se incluem desde adolescentes que desejam aumentar sua performance escolar até crianças com esquizofrenia.
Neste estudo, foi observado que tanto a psicoterapia quando o uso de medicamentos piscotrópicos vem aumentando entre a população pediátrica, sendo que o uso de psicotrópicos é maior entre os pacientes com maior comprometimento. Os pacientes com comprometimento leve e moderado são a maior parte a utilizar os serviços de saúde mental quando considerados os números absolutos, porém proporcionalmente o crescimento na procura por estes serviços foi maior entre as crianças com maior conprometimento.
Os dados levantados por este artigo mostram que o prejuízo severo na saúde mental é maior entre pacientes do sexo masculino e entre adolescentes Os autores salientam, ainda, que o tratamento psicoterápico ou com medicamentos psicotrópicos foi significativamente menor entre crianças e adolescentes pertencentes às minorias sociais, o que denota um menor acesso dessa população aos serviços de saúde mental.
Para acessar o artigo completo clique aqui.