Zika VÃrus e Microcefalia
Este editorial, publicado no New England Journal of Medicine em fevereiro de 2016, fala sobre a relação entre Zika e microcefalia. Os autores destacam que esses dois fatores têm relação epidemiológica em tempo e geografia, e que novos dados de biologia molecular e microscopia eletrônica têm ajudado a estabelecer uma associação biológica entre eles.
O editorial cita o caso de uma gestante que contraiu Zika no nordeste brasileiro com 13 semanas de gestação e cujo feto foi diagnosticado com microcefalia. Esta paciente optou por interromper a gestação, e na autópsia do feto foram detectadas partÃculas compatÃveis com o Zika vÃrus no tecido cerebral, assim como uma grande quantidade de RNA viral.
Os autores salientam que este caso não é uma prova absoluta da relação causal entre o Zika vÃrus e o desenvolvimento de microcefalia, embora os dados ajudem a fortalecer as evidências. Para manejar a doença e controlar sua transmissão é necessário conhecer melhor o assunto e estabelecer medidas públicas de combate ao vetor.
Clique na imagem para ler o artigo completo.