Descamação
Paciente de 5 meses de vida vem à emergência acompanhado de sua mãe, que refere que há cerca de 6 semanas o paciente iniciou com lesões cutâneas que a mãe define como "casquinhas". As lesões iniciaram no couro cabeludo após algumas semanas se espalharam por todo o corpo. A mãe refere que as lesões iniciam com vermelhidão e após 1 ou 2 dias surgem as "casquinhas". Refere, ainda, que o paciente apresentou queda de cabelo após o surgimento das lesões no couro cabeludo. Paciente apresenta prurido importante e inapetência associados. Há 2 dias o paciente iniciou com febre de 39º e vômitos. A mãe, então, notou o surgimento de pus nas lesões dos membros inferiores. Mãe nega comorbidades e uso crônico de medicações. Nega alergias. Nega histórico familiar de doenças cutâneas. Paciente em aleitamento materno exclusivo.
Ao exame fisico você observa diversas placas eritemato-descamativas em couro cabeludo, face, tronco e membros, conforme imagem abaixo. Nos membros há presença de secreção purulenta sobre as lesões. Tax: 38,5º. Ausência de outras alterações ao exame.
Perguntas:
1. Qual a hipótese diagnóstica?
2. Qual o diagnóstico diferencial?
3. Qual a conduta a ser tomada?
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Respostas:
1. A hipótese diagnóstica é dermatite seborreica com impetiginização secundária.
2. Os principais diagnósticos diferenciais a serem feitos com a doença de base são dermatite atópica, psorÃase e distúrbios histiocÃticos.
3. O primeiro passo é tratar a infecção. Para isso devem ser usados antibióticos com cobertura para Staphylococcus aureus e Streptococcus pyogenes, como a cefalexina VO ou oxacinlina EV em casos mais graves. Para tratamento da dermatite seborreica, deve-se corticosteroide tópico de baixa a média potência. As crostas devem ser retiradas com o auxÃlio de vaselina salicilada ou óleo mineral aplicado algumas horas antes do banho.
Referências:
Nelson. Tratado de Pediatria. 19ª edição.
DUNCAN, Bruce Bartholow et al. Medicina ambulatorial: condutas de atenção primária baseadas em evidências. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.