top of page

Caso Clínico - Triagem Neonatal

 

 

Você acaba de se formar médico e uma prima, grávida de 33 semanas do primeiro filho, diz que ouviu falar nos exames de triagem neonatal e te faz as seguintes perguntas:

 

1) O que são os exames de triagem neonatal?

2) Quais doenças eles detectam?

3) Quando eles devem ser feitos?

4) É preciso pagar para realizá-los?

 

O que você responde à sua prima?

 

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

 

Respostas:

 

1) Os exames de triagem neonatal são exames que detectam patologias graves que podem ser revertidas ou ter seu curso alterado com o tratamento precoce. Os principais exames de triagem realizados no Brasil são: Teste do Pezinho, Teste do Olhinho, Teste da Orelinha e Teste do Coraçãozinho.

 

2) O teste do pezinho, na sua última fase de implantação, detecta seis doenças: hipotireoidismo congênito; fenilcetonúria; anemia falciforme/hemoglobinopatias; fibrose cística; hiperplasia adrenal congênita; e deficiência de biotinidase.

   O teste do olhinho pode detectar qualquer alteração que cause obstrução ao eixo visual, entre elas catarata congênita, retinoblastoma e glaucoma congênito.

   O teste da orelhinha detecta baixa de acuidade auditiva, o que pode ser causada por diversas patologias.

   Já o teste do coraçãozinho detecta as chamadas cardiopatias críticas, como transposição de grandes vasos, coartação de aorta, entre outros.

 

3) O teste do pezinho deve ser realizado entre o 3º e o 7º dia de vida do bebê. O teste do olinho e o teste da orelinha, antes da alta da maternidade; e o teste do coraçãozinho deve ser realizado entre 24 e 48h de vida, também antes da alta hospitalar.

 

4) Não. Todos estes testes são realizados gratuitamente pelo SUS. 

 

 

Referências:

SBTN

http://www.cbo.com.br/novo/publico_geral/criancas/teste_do_olhinho

http://www.fonoaudiologia.org.br/publicacoes/folder_orelhinha_grafica.pdf

http://www.sbp.com.br/pdfs/diagnostico-precoce-oximetria.pdf

bottom of page