top of page

Sonolência, vômitos e desidratação

 

 

     Você está de plantão na emergência quando chega um paciente masculino de 9 anos apresentando sonolência, vômitos, desidratação e taquipneia. A mãe, que está acompanhando o paciente, refere que em casa ele estava se queixando de dor abdominal intensa. Ela conta, ainda, que há algumas semanas o paciente vinha comendo mais e, apesar disso, estava emagrecendo. A mãe não chegou a procurar atendimento médico desde que os sintomas começaram.

 

 

Perguntas:

 

1. Qual a principal hipótese diagnóstica?

2. Quais exames devem ser solicitados?

3. Qual a conduta inicial?

4. Quais os fatores predisponentes para o quadro?

 

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

 

Respostas:

 

1. Cetoacidose Diabética. A cetoacidose diabética é uma complicação aguda da Diabetes Mellitus. Muitas vezes é a primeira apresentação da DM tipo 1. Ela decorre da deficiência de insulina e de sua interação com os hormônios contra-reguladores, como glucagon e hormônio do crescimento. A falta de glicose dentro das células leva a um aumento na produção de corpos cetônicos pelo fígado, o que leva a um quadro de acidose metabólica. 

 

2. Na abordagem inicial, os exames devem incluir gasometria arterial, glicemia capilar (HGT), exame comum de urina, hemograma completo, sódio, potássio, lactato, corpos cetônicos e creatinina. Estes exames servem para detectar os níveis plasmáticos de glicose e corpos cetônicos, diagnosticar a acidose metabólica e definir sua gravidade, avaliar o grau de desidratação e o comprometimento renal do paciente.

 

3. A conduta inicial frente a um quadro de cetoacidose diabética inclui hidratação endovenosa e terapia com insulina.

 

4. Os fatores que predispõe ao quadro de cetoacidose diabética em pacientes que já vinham em tratamento para DM incluem má-adesão ao tratamento, infecções, altas doses de glicocorticoides, traumas e pancreatite.

 

 

Referências:

Collett-Solberg PF. Cetoacidose diabética em crianças: revisão da fisiopatologia e tratamento com o uso do método de duas soluções salinas. Jornal de Pediatria. Vol. 77, Nº1 , 2001.

Piva JP, Czepielewski M, Garcia PCR, Machado D. Perspectivas atuais do tratamento da cetoacidose diabética em pediatria. J. Pediatr. (Rio J.) vol.83 no.5 suppl.0 Porto Alegre Nov. 2007.

 

bottom of page