Sonolência, vômitos e desidratação
Você está de plantão na emergência quando chega um paciente masculino de 9 anos apresentando sonolência, vômitos, desidratação e taquipneia. A mãe, que está acompanhando o paciente, refere que em casa ele estava se queixando de dor abdominal intensa. Ela conta, ainda, que há algumas semanas o paciente vinha comendo mais e, apesar disso, estava emagrecendo. A mãe não chegou a procurar atendimento médico desde que os sintomas começaram.
Perguntas:
1. Qual a principal hipótese diagnóstica?
2. Quais exames devem ser solicitados?
3. Qual a conduta inicial?
4. Quais os fatores predisponentes para o quadro?
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Respostas:
1. Cetoacidose Diabética. A cetoacidose diabética é uma complicação aguda da Diabetes Mellitus. Muitas vezes é a primeira apresentação da DM tipo 1. Ela decorre da deficiência de insulina e de sua interação com os hormônios contra-reguladores, como glucagon e hormônio do crescimento. A falta de glicose dentro das células leva a um aumento na produção de corpos cetônicos pelo fígado, o que leva a um quadro de acidose metabólica.
2. Na abordagem inicial, os exames devem incluir gasometria arterial, glicemia capilar (HGT), exame comum de urina, hemograma completo, sódio, potássio, lactato, corpos cetônicos e creatinina. Estes exames servem para detectar os níveis plasmáticos de glicose e corpos cetônicos, diagnosticar a acidose metabólica e definir sua gravidade, avaliar o grau de desidratação e o comprometimento renal do paciente.
3. A conduta inicial frente a um quadro de cetoacidose diabética inclui hidratação endovenosa e terapia com insulina.
4. Os fatores que predispõe ao quadro de cetoacidose diabética em pacientes que já vinham em tratamento para DM incluem má-adesão ao tratamento, infecções, altas doses de glicocorticoides, traumas e pancreatite.
Referências:
Collett-Solberg PF. Cetoacidose diabética em crianças: revisão da fisiopatologia e tratamento com o uso do método de duas soluções salinas. Jornal de Pediatria. Vol. 77, Nº1 , 2001.
Piva JP, Czepielewski M, Garcia PCR, Machado D. Perspectivas atuais do tratamento da cetoacidose diabética em pediatria. J. Pediatr. (Rio J.) vol.83 no.5 suppl.0 Porto Alegre Nov. 2007.