
Dispositivos para oxigenoterapia
Existem vários dispositivos para oferecer oxigênio a pacientes que respiram espontaneamente. O objetivo desse texto é familiarizar você com aqueles mais utilizados na prática clÃnica.
PrincÃpios gerais
(1) O oxigênio deve ser umidificado sempre que possÃvel, para evitar ressecamento de mucosas;
(2) A efetividade da oxigenoterapia deve ser monitorada pela saturação e resposta clÃnica;
(3) Crianças pequenas podem ficar muito agitadas (e piorar seu esforço respiratório) ao se oferecer oxigênio, por isso deve-se buscar sempre a melhor posição e dispositivo para mantê-la calma. Sempre que possÃvel, o cuidador deve estar próximo;
(4) Escolher o dispositivo conforme condições clÃnicas e a quantidade de oxigênio desejada.

Cânula Nasal / óculos nasal / cateter extra-nasal
Oferta o oxigênio através de duas prongas, inseridas nas narinas do paciente. O oxigênio fornecido acaba se misturando com o ar ambiente. Pode oferecer fluxo de 1-4 L/min e concentração de O2 de 25-40%. É um sistema simples, em que o paciente pode conversar e se alimentar sem interromper a oferta de O2.
Máscaras
Podem oferecer maior concentração de O2 do que a cânula nasal. Deve de ajustar bem a boca e nariz do paciente, sendo presa por um elástico ao redor da cabeça.
Máscara simples:
Oferecem fluxo de 6-10 L/min e concentração de O2 entre 35 e 50%. Há saÃda do ar expirado, entretanto, acaba por misturar o oxigênio oferecido com o ar ambiente.
O sistema de máscara tipo Venturi (foto abaixo) é considerado simples, porém tem a vantagem de permitir ajustar com mais exatidão a concentração de O2 a ser oferecida. Cada adaptador corresponde a uma concentração (24 a 50%), e exige que se ajuste a um determinado fluxo (3-15L/min).


Máscara parcialmente reinalante
Consiste em máscara simples com reservatório. Fluxo de 10-12 L/min, alcançando concentração de 50-60%. Diminui a quantidade de ar ambiente que entra pela máscara, mas apresenta portas de expiração (seta laranja).

Máscara não reinalante
Consiste também em máscara com reservatório, porém com duas válvulas que limitam a mistura do oxigênio oferecido com o ar ambiente. Fluxo de 10-15L/min, chegando a até 95% de FiO2. A máscara não reinalante é o dispositivo que pode oferecer a maior concentração de O2 possÃvel antes da ventilação mecânica.


Capacetes e incubadoras
Sistema utilizado em neonatologia, para recém-nascidos que não toleram cânula nasal ou máscara. São sistemas muito barulhentos. Podem atingir fluxo de 10-15 L/min e concentração de 80-90%.
Fonte
UpToDate: Continuous oxygen delivery systems for infants, children, and adults
Acesso em setembro/2014
