O que você deve saber sobre espaçadores
1- O que é um espaçador?
Dispositivo utilizado para oferecer medicação inalatória.
2- Qual o benefício do espaçador?
Ao passar pelo espaçador, a medicação adquire uma velocidade menor, permitindo que o paciente inale mais lentamente e melhor. Dessa forma, permite que a medicação chegue mais efetivamente aos pulmões, evitando sua deposição na boca, língua e faringe.
3- Quem deve usar?
Devem usar espaçador todas as crianças, principalmente as menores de 6 anos.
Quem usa corticoide inalatório por dispositivos pressurizado de aerossol ("bombinha”), independentemente da idade, deve usar espaçador. Devemos tomar esse cuidado, uma vez que o depósito de corticoide na boca e faringe predispõe a infecções (como candidíase). Para os adultos que não desejam usar espaçador, há a opção do inalador de pó seco, que já permite menor deposição de corticoide na cavidade oral e faringe.
4- Como identificar um bom espaçador?
Um bom espaçador deve ter um volume de 100-700mL e ter um comprimento em torno de 13cm. Deve ter uma válvula, que permita que a criança receba a medicação ao inspirar, e não a perca ao expirar. A válvula deve estar íntegra e ser maleável. No momento do uso em crianças muito pequenas, deve-se observar se a criança consegue fazer a força inspiratória suficiente para abrir a válvula.
5- Qual a técnica correta para o uso?
- Sacudir a medicação por 5 segundos
- Encaixe a medicação no espaçador.
- Segure a medicação, com seu dedo indicador no topo e seu polegar na base da medicação. Com a outra mão, segure o espaçador.
- Expire
- Coloque a peça entre os dentes, e feche os lábios ao redor da peça. Em crianças menores que usam máscara: acoplar bem a máscara, de forma que cubra boca e nariz.
- Deixe a língua longe da saída da medicação.
- Pressione o topo da medicação para liberar o jato.
- Inspirar profundamente e fazer pausa por 10 segundos. Em crianças pequenas que não conseguem pausar a respiração: manter a máscara acoplada por 10 segundos, enquanto a criança respira normalmente.
- Se precisar de novo jato, esperar 30 segundos e repetir os passos.
(Veja abaixo vídeos explicando a técnica para uso do espaçador)
6- Como limpar um espaçador?
O espaçador pode ser lavado APENAS com água e detergente. Não utilizar esponja ou qualquer outro utensílio, não lavar com água quente ou outros produtos diferentes do detergente. Não lavar apenas com água, pois isso muda a eletrostática do espaçador, resultando em depósito da medicação no próprio espaçador.
7- Espaçador é melhor do que nebulização?
Muitos estudos mostram que a administração de beta-agonistas por inaladores pressurizados é pelo menos tão efetiva quanto (ou melhor) do que a nebulização. Além disso, os inaladores pressurizados com espaçador podem permitir menos efeitos colaterais sistêmicos (vômitos, tremores, taquicardia), se comparados com a nebulização.
Fonte: UpToDate