

Precisamos falar sobre o Kevin
e a formação da personalidade anti-social
Filme baseado na obra escrita de mesmo nome que retoma o passado da vida de um menino que, aos 16 anos, perpreta um massacre em uma escola americana.
O filme é narrado pela mãe, que relembra os momentos - desde a decisão de engravidar, até o perÃodo atual tentando reconstruir os passos na formação da personalidade do menino para entender o que aconteceu.
Do ponto de vista pediátrico, é uma obra bastante rica no entendimento da formação da personalidade anti-social com transtorno de conduta grave.
Atenção especial deve ser dada a alguns fatores, como: a genética, uma vez que o menino parece já ter uma predisposição a ser opositor e desafiador; a gravidez mal planejada; a famÃlia ser isolada, não se relacionando com vizinhos ou com outros membros da grande famÃlia; o pai que não percebe o que realmente está acontecendo e minimiza as ações de violência do filho (por exemplo: as ações contra animais de estimação e contra a própria irmã); a escola que não percebe o isolamento do aluno; e por fim uma sociedade em que é fácil adquirir produtos pela internet.
A construção deste quebra-cabeça é bastante detalhada, tornando a visualização do filme uma verdadeira aula sobre o tema.
Texto: dr Ricardo Sukiennik
